Health Insurance

, , 13 comentários
Muitas dúvidas e incertezas surgem durante os preparativos da viagem para Gainesville, dúvidas que variam da obtenção de visto americano aos trâmites com a University of Florida (UF). No último caso, além da comprovação de capacidade financeira para manter-se nos EUA, temos que providenciar um seguro de saúde (Health Insurance) compatível com as exigências da UF. E toda atenção é pouca quando estamos falando de saúde nos EUA. Seguro de saúde é algo tão sério por aqui que o status do seu visto dependerá dele. Ou seja, se você é um J1 ou J2, a NÃO aquisição de um seguro de saúde conforme os requisitos determinados pela universidade pode lhe custar a suspensão do DS-2019 e cancelamento do visto. Você não vai precisar provar que tem um seguro de saúde na imigração, mas terá que comprova-lo quando for se apresentar no International Center da UF (no momento do check-in).

É necessário esclarecer que a exigência de um seguro de saúde não é exclusiva da UF, todas as universidades americanas exigem o mesmo dos alunos ou profissionais internacionais. Guess why? Saúde é muito cara nos EUA! E a notícia mais triste é que não existe uma opção de serviço público de saúde como encontramos no Brasil. Isto mesmo, não existe algo parecido com o nosso SUS. Se você precisar ir para um hospital nos EUA, tenha certeza que cedo ou tarde a conta vai chegar. Outro detalhe, mesmo sendo atendido nos hospitais com algum seguro saúde, você provavelmente terá que pagar algum valor para eles. Triste, mas a verdade é que não existe cobertura total por aqui, alguns planos cobrem mais gastos e outros menos, mas você sempre paga uma porcentagem.

UF Health Shands Emergency Center

Quando comecei a estudar na UF, no fall de 2013, era possível comprar seguro de saúde bem barato (menos de $400 por ano). Hoje, o valor do seguro aumentou significativamente devido a algumas mudanças exigidas pelo U. S. Department of State que entraram em vigor em 1 de janeiro de 2015. Meu conselho para você é que antes de comprar um seguro de saúde, preste muita atenção nas exigências da UF. Tenha em mente que existem requerimentos específicos que precisam ser seguidos à risca para evitar prejuízos. Como assim? Por exemplo, caso você compre um seguro de saúde no Brasil que não esteja dentro das regras estabelecidas pela UF, sinto muito lhe informar, mas você terá que comprar um novo seguro (= prejuízo). Já soube que isso aconteceu com alguns brasileiros que vieram para Gainesville. Não quero que o mesmo aconteça com você, por isso que neste post vou responder a três perguntas fundamentais: Quais os requerimentos relacionados ao seguro saúde que são exigidos pela UF? Quem precisa comprovar a aquisição de seguro saúde? Onde e como comprá-lo? Essas informações serão discutidas em detalhes logo a seguir.

Exigências da UF quanto ao seguro de saúde

Todos os requerimentos exigidos pela UF em relação ao seguro de saúde estão descritos detalhadamente no site do International Center (https://www.ufic.ufl.edu/evs/Insurance.html). Com base no site da UF, as apólices de seguro devem atender aos seguintes requisitos:
1.       Benefícios médicos de pelo menos U$ 100.000,00 (cem mil dólares) por acidente ou doença;
2.       Repatriação de restos mortais no valor de U$25,000;
3.       Evacuação médica de U$50,000;
4.       Franquia inferior a U$ 500 por acidente ou doença (pode incluir um período de espera para condições pré-existentes e 25% de pagamento por parte do segurado);
5.       Incluir cobertura para os perigos inerentes às atividades do Programa de Intercâmbio em que o intercambista participa;
6.       Atender os requisitos mínimos da classificação de solvência dos seguros americanos (essas informações são bem técnicas, mas estão lá no site):
- Ser subscrito por uma empresa de seguros com uma A.M. Best rating de "A-" ou mais, um Insurance Solvency International, Ltd. (ISI) com classificação mínima de "A", classificação Weiss Research, Inc. de pelo menos B+;
- Ter pleno apoio, fé e crédito do governo brasileiro; OU ser parte de um programa de benefícios de saúde oferecidos por um patrocinador designado a um grupo de funcionários ou alunos matriculados; OU ser oferecido ou subscrito por uma Health Maintenance Organization (HMO) ou Competitive Medical Plan (CMP) federalmente qualificadas, conforme determinado pela Administração de Financiamento de Atenção à Saúde do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (Health Care Financing Administration of the US Department of Health and Human Services);
7.       Deve ser aceito em todas as unidades médicas.

 Comprovação do seguro de saúde

Intercambistas, pós-docs (research scholar), estudante de doutorado pleno e sanduíche, estudantes de graduação “plena” ou sanduíche, assim como seus dependentes precisam comprovar a aquisição de um seguro de saúde, caso contrário você terá o visto e o programa de intercâmbio cancelados. Todo mundo que recebeu a documentação do visto (DS-2019 para J1/J2, I-20 para F1/F2) emitida pela UF vai precisar comprovar a contratação de um seguro de saúde compatível com as exigências da universidade no momento do check-in no International Center. Caso você compre o seguro de saúde no Brasil, você terá que trazer a apólice do seu seguro em INGLÊS descrevendo toda a política do plano. Além disto, você terá que apresentar um formulário de verificação de seguro fornecido pela UF (http://www.ufic.ufl.edu/EVS/Forms/InsuranceVerification.pdf) preenchido e assinado pela sua seguradora.

 
Formulário solicitado pela UF para os planos que não são pré-aprovados

Parece ser muita coisa, não é? Como evitar o preenchimento desse tal formulário? Você pode contratar os seguros de saúde pré-aprovados pela UF. Isso significa menos burocracia, menos stress e ganha de tempo. Contratando os seguros da UF você só precisa apresentar a carteirinha do plano que eles aceitam como prova de cobertura. That’s it! Então, quais são esses seguros pré-aprovados pela UF? Isto é o que descrevo no nosso próximo tópico.

Onde e como comprar um seguro de saúde

Boas notícias! Você pode comprar os seguros de saúde pré-aprovados pela UF com um computador conectado a internet, alguns clicks e um cartão de crédito internacional para pagamento. Simples assim. Nestes casos, você já pode imprimir a carteirinha do plano e apresentá-la no International Center da UF quando chegar em Gainesville e tiver pronto para fazer o check-in. Os seguros de saúde pré-aprovados pela UF também estão listados no site do International Center (https://www.ufic.ufl.edu/evs/Insurance.html). Aqui, eu cito abaixo cada um deles:

  • ICS – International Community Service, Inc.  (http://www.icsweb.org/)
    Tel.: 1-800-356-1235
    PLANOS: Vantage Plan OU Discount Plan (período de contratação mínimo de 3 meses). Cobrem alguns gastos com maternidade. Não vendem seguro de saúde apenas para os dependentes (J1 e J2 ou F1 e F2 precisam ter o mesmo plano). Carência de 6 meses para condições de doença pré-existente.
  • International Student Protection (http://intlstudentprotection.com/)
    Tel.: 1-877-738-5787
    PLANOS: Trail Blazer, UF Scholar Trail Blazer Plan (período de contratação mínima de 1 mês). Cobrem alguns gastos com maternidade. Não vendem seguro de saúde apenas para os dependentes (J1 e J2 ou F1 e F2 precisam ter o mesmo plano). Carência de 6 meses para condições de doença pré-existente.
  • ISO – International Student Organization (https://www.isoa.org/)
    Tel.: 1-800-244-1180
    PLANOS: ISO Med 1, ISO Med 2, Compass Platinum, Gold, ou Silver (período de contratação mínima de 3 meses). Compass GOLD e Silver, ISO Med 1 e 2 cobrem alguns gastos com maternidade. Só vendem seguro de saúde para dependentes de forma independente do intercambista no Voyager plan (meu dependente tem esse plano e acho que foi o que nos ofereceu a melhor relação de custo-benefício). Carência de 6 meses para condições de doença pré-existente.
  • PSI – Professional Service, Inc. (https://www.psiservice.com/psiweb/html/searchPlans.do?page=result&domain=UFJ1)
    Tel.: 1-888-789-4488
    PLANOS: Gold and Diamond (contratação mínima de 1 mês). Deve ser comprador online. Cobrem alguns gastos com maternidade. Não vendem seguro de saúde apenas para os dependentes (J1 e J2 ou F1 e F2 precisam ter o mesmo plano). Carência de 6 meses para condições de doença pré-existente.
  • SCI ‐Scarborough Company Insurance, Inc. (http://scarins.com/)
    Tel.: 1-352-377-2002 
    PLANOS: Scholar/Faculty Insurance Plan (contratação mínima de 1 mês). Cobrem alguns gastos com maternidade. Não vendem seguro de saúde apenas para os dependentes (J1 e J2 ou F1 e F2 precisam ter o mesmo plano).
Caso você esteja vindo com dependentes (filhos ou cônjuge), não aconselho comprar o seu plano casado com os deles. Why not? O preço sobe muito e fica assustador quando você faz a compra casada. Eu sugiro comprar de forma independente para economizar dinheiro. No meu caso, tenho o plano da UF e meu dependente tem o Voyager plan da ISO (acesse o site https://www.isoa.org/ e selecione a opção “Dependent F2/J2 visa”). Em cinco minutos os seus problemas estarão resolvidos!


Acredito que estas informações serão úteis para muitos estudantes e profissionais que pensam em vir a Gainesville para desenvolver pesquisa ou estudar na University of Florida. Tenho recebido muitas dúvidas quanto a isto, fato que motivou a elaboração do post. Se ele te ajudou de alguma forma, não deixe de comentar e enviar o seu feedback para o GNV Brasil. Em breve relataremos nossas experiências com clínicas e hospitais aqui nos EUA, enquanto isso, boa sorte com a compra do seu seguro de saúde. 
E como de práxis, até breve!


PhD student at the University of Florida

13 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas! Estou indo para a UF em 2016 com esposa e filhos pequenos e estava muito preocupado com o seguro.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes que o post tenha ajudado de alguma forma, Paulo! Até breve!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa, adorei seu post. Uma duvida, vc sabe se a Uf aceita o plano ISIS do Brasil? http://isisbrasil.com.br/

    obrigadao

    ResponderExcluir
  4. Outra duvida, posso comprar meu ISO J1 e de minha esposa J2, mas separados? Ou seja, o dela pelo Voyager? Tbem fica mais em conta!!! Grato

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa! Muito obrigada pelo post! Até salvei essa página na minha barra de favoritos =)
    Tenho uma dúvida que ninguém tá conseguindo me ajudar (nem secretaria de saúde, Abbot, sus)....
    Eu uso um medicamento de alto custo chamado Humira e não consigo ficar sem ele (tenho espondilite anquilosante, um tipo de artrite. Morro de dor sem as drogas). Eu consigo esse remédio fácil fácil pelo abençoado SUS. Tomo duas injeções por mês e o sus fornece só 2 injeções por vez todos os meses.
    Vou fazer um intercâmbio pra UF e pra resolver esse problema eu ia pedir pra minha mãe mandar o remédio todo mês pra mim de Campinas pra Orlando. Maior rolê. Mas é o que dá pra fazer... Acontece que a Azul (única empresa que faz Campinas>>Orlando) está colocando empecilhos por causa de burocracias no transporte de medicamentos. Além disso, o remédio precisa ficar de 4 a 8 graus.
    Enfim. Vc conhece alguém que usa essas drogas pesadas? Tem alguma dica de como posso fazer? Uma luz? Será que algum seguro de saúde vai cobrir? Pra vc ter uma ideia, cada injeção custa cerca de $1600 (mil e seiscentos dólares!!!!)
    Esse medicamento é muito utilizado por pessoas com artrite, crohn e psoríase. Vc conhece alguém aí com algum desses diagnósticos?

    Se der tudo certo, estou chegando em Gainesville em agosto deste ano!

    Muito obrigada desde já! Obrigada pelo post! =)

    ResponderExcluir
  6. Esse post émuito bom, esclarece e ajud abastante. Obrigado turma!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito boas informações. Estarei indo para um pós-doc de um ano em janeiro de 2017.

    ResponderExcluir
  8. Como posso entrar em contato com você, gostaria de falar sobre a admissão da UF, e como conseguiria a bolsa pela CNPQ

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa,

    Muito obrigada pelas dicas de seguro. Estamos, eu e minha família, indo para pós-doc. Estamos com dúvida se devemos fazer o seguro antes da viagem ou quando chegarmos a Washington. Decidimos pelo ISO. Será que se fizermos por aqui no Brasil ou esperarmos para fazer quando chegarmos lá haverá diferença de preço? Quando você adquiriu o seu seguro? Obrigada novamente pelas informações.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa, tudo bem? Encontrei este seu post de 2015 e me ajudou bastante com informações. Obrigado! No entanto, estou indo pra Chicago por um ano no final de outubro e gostaria de saber se você tem informações atualizadas sobres estes seguros. Você ainda está aí?

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas dicas. Poderia informar os preços médios em $ nas diferentes modalidades?

    ResponderExcluir
  12. Mais um ajudado pelo seu post. Brigado Vanessa!

    ResponderExcluir