Pedágio nas vias do Estado da Flórida

, , sem comentários
Uma boa maneira de chegar a Gainesville é vir, do Brasil, até Orlando. De lá, muitos alugam um carro. Duas boas opções são o site www.rentcars.com.br (isso mesmo, em Português. É mais barato.) ou alugar pelo serviço que a Universidade da Florida oferece: http://www.purchasing.ufl.edu/contracts/rentals.asp (Através do código A113402 você vai disfrutar de vantagens como preços e facilidades para devolver o carro). Mas não é disso que quero falar. 

Você pega o carro em Orlando, alugue um GPS e o direcione para Gainesville. Provavelmente, você sairá pela Martin Anderson Beach Expy e depois pela Florida’s Turnipike. Nessas vias   existem pedágios. Deles quero falar.




Os pedágios na Florida (http://www.floridasturnpike.com/tools_paytoll.cfm) dispõe de um serviço chamado Sun Pass (https://www.sunpass.com/index). Se você já dirigiu no Estado de São Paulo, você se lembrará daquela via pelo qual os carros passam direto, sem parar para pagar o pedágio. É a mesma coisa. Mas se você é de outro lugar do Brasil, como eu, onde não há pedágio isso pode ficar confuso. Ainda existe duas opções: Change provided e Coins Only. No primeiro você deve pagar, receber o troco - se for o caso - e seguir seu caminho. No caso da via designada Coins Only, haverá uma máquina e você deverá pagar com moedas de 0,25 centavos de dólar, os quarters. Em alguns casos, a opção Chance provided está fora da via principal, e você tem que sair para uma via lateral para pagar. Saia e pague.

Se você seguir o GPS terá que pagar o pedágio conforme expliquei acima, na Turnpike. Há se não me engano três postos. Mas o problema é se você, como ocorreu comigo, se perder. E aí se meter em vias Sun Pass. E, como o fluxo de carros é alucinante, você não tem outra alternativa senão violar o Sun Pass. E, no próximo Sun Pass, você lerá, como também ocorreu comigo, que terá que pagar 100 dólares de multa por cada violação do Sun Pass (ou seja, passar por lá sem ser cadastrado para tal). E eu já tinha feito isso 3 vezes, perdido em Orlando downtown.



Não se preocupe tanto. As locadoras (o que eu só descobri depois) tem um acordo com as autoridades da Florida e para os seus carros há legislação específica. Os carros locados pagam uma multa de, em média, 3 dólares por violação mais a taxa do pedágio, que pose ser de 1 a 3 dólares, dependendo do lugar. De qualquer modo, assim como eu, você pode ter que pagar uns 15 dólares a mais e isso pode fazer a diferença para quem está chegando. O melhor é perguntar, no ato da locação do carro, sobre a política da empresa para o Sun Pass. Se optar por isso, eles lhe ensinaram a usar o sistema (como no caso da avis.com) e depois debitarão os valores no seu cartão de crédito, que se for do Brasil deve permanecer liberado para uso no exterior. Você pode, por outro lado, comprar uns dólares e vir preparado para pagar, prestar atenção no GPS e não se perder. Mas, se ocorrer, fique tranquilo, aqueles 100 dólares de multa vão valer apenas para quando você comprar o seu próprio carro - para mim o pior foi ficar duas horas pensando com desapego nos 300 dólares que pensava ter levado de multa…


Por  Dernival Venâncio Ramos Júnior


0 comentários:

Postar um comentário