Matrícula Escolar

, , 2 comentários

Para aqueles que pretendem mudar para os EUA acompanhados pelos filhos, hoje a dica é: Matrícula escolar.
J.J. Finley Elementary School, Gainesville, FL

Eu me chamo Monica e desde agosto/2015 estou morando em Gainesville, FL. Vim com meu marido e nossas 3 filhas (9, 8 e 5 anos). A princípio, nossa maior preocupação era como proceder com as escolas para as meninas. Então, resolvemos organizar todos os documentos possíveis para as matrículas, pois sempre que pesquisávamos na internet, infelizmente não encontrávamos informações precisas sobre esse assunto, sendo assim, por via das dúvidas, fomos organizando os documentos por nossa conta mesmo. Separamos os Cartões ou Cadernetas de Vacinação, Declaração Escolar e Histórico Escolar, além do passaporte e visto, claro.

A princípio pensamos na necessidade de traduzir e juramentar a Declaração Escolar, mas ao fazermos a cotação achamos muito caro e decidimos em não fazer. Melhor coisa que fizemos!

Nos EUA existem escolas públicas e particulares, assim como no Brasil, mas ao contrário do nosso país, a educação pública daqui é de excelência, tanto a metodologia quanto a estrutura física. Posso assim dizer, pois sou professora e mãe exigente. Apresento a seguir os principais pontos do processo de matrícula das minhas crianças.


  • Sistema de Avaliação das Escolas

As escolas americanas são avaliadas e recebem um ranking, ou seja, existem escolas com nota A, B, C ... isso na verdade influencia na ida a universidade, pois alunos que frequentaram escolas, principalmente Higt School (ensino médio), com nota A terão mais chance de entrar nas melhores universidades. Vejam o link ranking das escolas: http://www.greatschools.org/florida/gainesville/

Estou falando disso porque fui direto a uma escola conceituada aqui em Gainesville, a J.J. Finley, mas como não morava na redondeza da escola, fui encaminhada para outra escola (Nota C). Abaixo segue o site que você poderá consultar as escolas que atendem seu domicílio:

Link zoning map: 

  • Teste de Nivelamento

Como nossas filhas não tem o domínio do inglês, elas passaram por uma avaliação (teste oral junto com uma psicóloga e acredito que uma coordenadora pedagógica) e após o resultado essas duas profissionais nos chamaram na escola e nos sugeriram que poderíamos deixá-las matriculadas nessa escola ou matriculá-las na J.J. Finley que possui um método chamado ESOL (especifico para crianças estrangeiras). Optamos por levá-las para a J.J. Finley.

  • Fazendo a Matrícula

Então, o que foi necessário para as matriculas:

- Caderneta de Vacinação (esteja em dia com todas as vacinas, pois caso falte alguma, mesmo que do calendário daqui as crianças serão vacinadas. No nosso caso elas tomaram da Varicela - gratuita);

- Passaporte.

Isso mesmo! No nosso caso foi necessário apenas esses dois documentos (Elementary School) trazidos do Brasil. As declarações e históricos nem tiramos de dentro da pasta. Agora a escola exige um exame médico (eles dão algumas opções de locais e preços – em média de $25,00 a $ 40.00) e Shot record (histórico das vacinas – disponibilizado no posto de saúde).

Conclusão: todas as crianças estrangeiras são avaliadas quanto ao inglês e assim são encaminhadas, isso se os pais assim quiserem, para a escola J.J. Finley que possuem um método específico em que as crianças têm diariamente aulas de inglês.

  • Rotina de Estudos e Refeições

As escolas aqui em Gainesville possuem apenas um turno escolar das 7h45 às 13h45. Porém, existe para as famílias que tem necessidade o After School, que no caso é pago e as crianças poderão ficar até mais tarde nas escolas realizando diversas atividades lúdicas e esportivas.

O lanche, no caso café da manhã e almoço, em algumas escolas é free, mas na J.J. Finley é pago. No entanto, existe um programa que, dependendo da sua renda e quantidade de filhos, é free. Foi o nosso caso, pois nossa renda se resume a bolsa da University of Florida e do CNPQ e temos 3 crianças.

  • Transporte Escolar

Outra coisa importante é o transporte escolar: totalmente free e seguro. Eu ainda não optei por ele. Estou indo levar e buscar, até eu sentir que minhas filhas estejam mais adaptadas e seguras a essa nova realidade.


Bem pessoal é isso! Espero ter contribuído com vocês e caso queriam saber mais do meu dia a dia aqui nos EUA acompanhem minha página no Facebook: https://www.facebook.com/Monicat-em-sua-morada-nos-EUA-1685001218385568 .



Monica Lima
Pedagoga - Psicopedagoga 
Brasilia - DF

Mae de:
Bianca (9 anos)
Isabela (8 anos)
Heloisa (6 anos)


2 comentários:

  1. como está adaptação das meninas com o ingles? e na escola? já teve alguma evolução? pelo o seu dia a dia com elas, sabe precisar com quanto tempo vão conseguir falar inglês, não digo fluente, mas o básico para se comunicar sem a sua ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Livia, tenta entrar em contato direto com a Monica pela pagina dela no Facebook: https://www.facebook.com/Monicat-em-sua-morada-nos-EUA-1685001218385568.

      Excluir