University of Florida

, , 3 comentários
Você está pensando em ser um estudante da University of Florida (um Gator)? Bem, acho que você encontrou o post certo. A Universidade da Florida (UF) é uma das maiores universidades dos Estados Unidos com mais de 50 mil estudantes, está entre as 20 melhores universidades públicas do país e oferece mais de 200 programas de pós-graduação.  Estamos falando de algo em torno de 900 prédios distribuídos pelo campus! 



Pesquisa, ensino, extensão, cultura, esportes (http://www.gatorzone.com/), assistência estudantil e residência universitária são alguns dos pontos fortes da UF (faça um tour: http://virtualtour.ufl.edu/#experiences). Ah, sabe o Gatorade®? Bem, essa bebida super popular no mundo dos Sports foi desenvolvida pela UF (http://www.ufl.edu/about-uf/facts-and-rankings/).

Existem dois caminhos para fazer a seleção da UF. Você pode entrar em contato direto com a universidade, como eu fiz, ou ser intermediado por uma empresa como a Laspau (http://www.laspau.harvard.edu/).  No geral, os estudantes passam por duas etapas durante a seleção: aceite do departamento (acadêmico e mais importante) e aceite da universidade (trâmites administrativos). Como fiz toda application de forma independente, eu vou descrever o passo-a-passo da minha experiência.
  1. Procure um orientador: ele vai intermediar a sua seleção dentro do departamento. Você vai precisar do aceite do seu departamento para conseguir uma bolsa brasileira. Para conseguir esse aceite, algum professor precisa escrever uma carta confirmando que vai te orientar e informando a sua fonte de financiamento (seja por parte dele, do departamento ou do Brasil).
  2. Aceite do Departamento: para receber o aceite do departamento, eu precisei de quatro coisas: (I) Statement of Purpose, (II) cartas de recomendação, (III) históricos e diplomas da graduação e mestrado (quando for o caso), (IV) notas do GRE e Toefl/IELTS. No Statement of Purpose você deve indicar suas experiências, treinamentos prévios, formação e objetivos como cientista. Essa carta é muito importante e você precisa saber se vender bem por meio das palavras. Além do Statement of Purpose, você precisará de cartas de recomendação. Essas cartas tem grande peso no processo seletivo das universidades americanas. Meu departamento pediu três cartas de recomendação, mas eu acabei conseguindo cinco (duas do Brasil - ex-orientador e um professor de outra universidade, uma da Austrália, uma da Áustria e uma dos Estados Unidos). Quanto aos históricos e diplomas, todos precisam ser traduzidos. Fiz todas as minhas traduções com a ABS translate (https://www.abstranslate.com/) e a UF aceitou. Finalmente, você precisará das notas do GRE (boa sorte!) e Toelf ou IELTS (mínimo de 80/120 no Toefl e 6 no IELTS). A resposta do meu departamento foi relativamente rápida.
  3. Aceite da Universidade: com o aceite do seu departamento em mãos, agora é hora de cuidar da parte administrativa do seu doutorado. Não se preocupe, pois eles não são burocráticos e tudo pode ser feito on-line (http://www.admissions.ufl.edu/). Primeiro você vai criar um perfil com todas suas informações e documentos (https://www.isis.ufl.edu/cgi-bin/eaglec). Lembre-se que as notas do GRE e Toefl devem ser enviadas para a UF! Eu tive problemas com minha nota do GRE. Eles não mandaram a minha nota para a UF e eu tive que pagar uma taxa extra para o reenvio dessa nota para a universidade (tudo foi corrido, mas no final deu tudo certo!). Esteja certo que com dinheiro em mãos (= carta da CAPES, CNPq ou qualquer outro funding source) a UF vai fazer de tudo para te ajudar. 
  4. Documentos para o visto: sendo aprovado pelo departamento e pela UF, hora de receber o DS-2019 ou o I-20. O formulário depende do seu tipo de visto. A CAPES e CNPq exigem o visto J-1 para seus estudantes, logo você deve receber o DS-2019. Não se preocupe, pois nessa parte eles também são extremamente eficientes. O International Center da UF (http://www.ufic.ufl.edu/) vai cuidar dos detalhes e te enviar os formulários pelo Correio para você solicitar o visto. Um conselho, mesmo com toda eficiência da UF, evite fazer todo o processo em cima da hora. Você raramente vai conseguir as coisas aqui usando o jeitinho brasileiro.
  5. Visto: tirei meu visto em Brasília e foi tudo tranquilo. Prepare o bolso. Existem duas taxas, a taxa do visto (U$ 180) e a taxa SEVIS (U$200). Não esqueça que a CAPES e o CNPq exigem o visto J-1 para o estudante (J-2 para dependentes). Caso você receba uma bolsa do departamento ou do seu orientador, seu visto será o F-1 (F-2 para dependentes).
  6. Matrícula: Você pode fazer a primeira matrícula no seu departamento. Não sei como funciona em outros departamentos, mas no meu caso a matrícula foi feita no dia da orientação acadêmica. Atenção com os prazos! Existe uma taxa para alunos que se matriculam depois do prazo estabelecido pela UF. Evite o pagamento de taxas, entre em contato com a secretária do seu curso para eles realizarem a sua matrícula.
  7. Vida acadêmica: Ufa! Depois de passar por todo o processo seletivo, agora é hora de estudar. Prepare-se para os três “semestres” da UF: Fall (Agosto-Dezembro), Spring (Janeiro-Abril) e Summer (Maio-Julho). A sua vida acadêmica vai depender muito do curso que você vai fazer. No meu caso, o curso é muito específico e requer um monte de disciplinas (= stress). No início eu fiquei bem frustrada. São quase dois anos intensos de aulas, mas depois você acaba se acostumando (ou se conformando). A vida acadêmica na UF é super busy. Os professores avaliam os alunos por quizzes, exams, assignments e seminars (ou apresentação de pôster). Não é fácil, mas é possível se sair bem. Além das disciplinas, prepare-se para o Research Proposal (projeto escrito e apresentação) e Qualyfing Exam (exame de qualificação com duas partes, escrita e oral). O QE normalmente dura em torno de 4-5 horas. Eles podem te perguntar qualquer coisa sobre seu projeto e outros assuntos relacionados à sua área. Ou seja, você terá que se preparar com bastante antecedência para poder se sair bem no QE.

Como estudante da UF, eu posso te garantir que a decisão de fazer o doutorado pleno no exterior foi uma das decisões mais importantes para meu futuro profissional. O caminho para ser aceita na UF não foi dos mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças. Ser persistente, ter disciplina e um pouco de ousadia ajuda bastante. Não sei você, mas eu sou brasileira e não desisto nunca! Então, força, foco e fé. Go Gators!



3 comentários:

  1. Vanessa, excelente post! Me senti muito contemplado uma vez que almejo um doutorado pleno pelo Department of Agricultural Education and Communication (http://aec.ifas.ufl.edu/graduate) também na UF.

    Gostaria de saber, quem sabe em um post específico, sobre o processo de seleção no CsF, que pelo que entendi acontece paralelo a este... correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, muito obrigada! Fico feliz em saber que gostou do post. No meu caso as coisas aconteceram em paralelo, mas você pode tentar fazer tudo com o apoio da Laspau. Eu também sou CsF, mas entrei em contato direto com a UF e com o meu departamento. Boa sugestão de post, vou pensar em um post sobre tal tópico. Até breve!

      Excluir
  2. Olá Vanessa!

    Sou estudante de Doutorado da Unicamp e no começo de setembro vou me mudar pra Gainesville pra passar um ano na UF.

    Eu estou correndo atrás das coisas pro visto e o International Center não está sendo muito claro com relação aos documentos necessários.
    Você sabe se os documentos devem ser feitos com tradução juramentada ou é possível enviar a tradução simples?

    Vou praí com meu marido e nossas duas gatas. O Blog de vcs tem ajudado muito! Obrigada e parabéns!

    Abraço!!

    ResponderExcluir