O mercado de usados em Gainesville

, , 1 comentário
A universidade e a comunidade universitária são a marca da vida em Gainesville. Tudo, ou quase tudo, gira em torno do estilo de vida levado por estudantes, professores e pesquisadores. Por isso mesmo, a chegada e saída constante de novos moradores na cidade e nos inúmeros condomínios e residenciais estudantis cria um fluxo objetos usados que alimenta um mercado amplo. O comércio de objetos usados nos EUA é muito mais comum nos Brasil, e particularmente grande nesta cidade.

Há um grande número de thrift shops, lojas que vendem uma miscelânea de objetos usados - móveis, eletrodomésticos e utilidades para casa, bicicletas, livros, etc. Há também lojas especializadas ou semi-especializadas, vendendo apenas móveis, roupas material esportivo, entre outras opções. Tudo isso cria boas escolhas para quem se transfere para Gainesville e precisa economizar na montagem da casa, na compra de roupas para o período de frio mais intenso, ou mesmo aquela chuteira pro futebol que não coube na mala!



Evidencia de que essa não é uma realidade especifica desta cidade universitária, estão em Gainesville grandes lojas de instituições nacionais e internacionais, como Habitat for Humanity, Salvation Army e Goodwill, ou outras presentes em toda a Florida como o Haven Hospice. Esse fato chama atenção para o quanto e' grande o nonprofit sector ou o voluntary service nos EUA.



Uma busca rápida no Google levará você ate as lojas de usados destas grandes instituições na cidade. É preciso gastar um pouco de sola de sapato e checar. Minha experiência foi que para a compra de moveis, a loja do Salvation Army é uma boa opção. No Haven Hospice e Goodwill eu vi uma grande variedade em roupas e pequenos objetos para casa, cozinha, TV e até o aspirador de pó – o famoso vacuum cleaner – quase indispensável para a limpeza nos apartamentos carpetados... Mas a limpeza domestica merece um post a parte (risos).

Para todas as opções, é fundamental uma passada pelo Craigslist. O site norte-americano é uma espécie de google da vida cotidiana. Da locação de imóveis, compra de instrumentos musicais ou bicicletas, passando pelo insondável dos assuntos comunitários como serviço voluntário, troca de favores, clubes de atividades recreativas, até o arriscado mundo dos encontros amorosos... O Craigslist.org tem literalmente todos os assuntos pertinentes (e impertinentes) para quem precisa de objetos para organizar uma casa nova. Passe por lá e gaste um pouco de tempo, após se acostumar com a cara pouco atraente do site. Uma busca no Google Maps vai te dar a localizada das inúmeras thrift shops locais, concentradas particularmente no quadrante nordeste da cidade, entre a University Av. e NW 39 Av., N 13 Street e Waldo Road.



Vale a pena mencionar o lendário lixo – ou descarte de objetos – das casas e especialmente dos pequenos condomínios horizontais tão comuns em Gnv e as chamadas garage sales. Os americanos consomem num ritmo insano. Comprar e descartar e um exercício diário. Então não se surpreenda se achar móveis e objetos domésticos em bom estado ao lado das lixeiras de seu condomínio ou na sua vizinhança. Na verdade, a dica é ficar atento, porque você pode ter gratas surpresas. No caso das garage sales, alguém que está de mudança, ou simplesmente se cansou de muita tralha acumulada, coloca os objetos no jardim e espera pelos compradores, após algum esforço de divulgação, especialmente pelo Craigslist.



Uma ultima dica. Tente concentrar suas compras, porque ao contrário dos moveis e objetos que podem ser uma pechinha, os serviços de frete são caros. Um frete padrão pode ser 25 dólares dentro da área urbana próxima ao Campus, algo caro comparado com os 30 ou 40 dólares com os quais se compra uma mesa com cadeiras simples ou um sofá pequeno. Uma opção para resolver isso é alugar um caminhão de mudança – serviço não usual do no Brasil! – e fazer o transporte por você mesmo. Pra isso sua carteira de motorista brasileira pode ser usada nos primeiros meses, mas isso também já assunto para outros posts...
Boa sorte nas compras!

Os sites:
Salvation Army - http://www.salvationarmyusa.org/
Goodwill - http://goodwilljax.org/
Haven Hospice - www.havenhospice.org/
Craigslist - http://gainesville.craigslist.org/
Uhull (aluguel caminhoes) - http://www.uhaul.com/
USF Free & For Sale - https://www.facebook.com/usffafs


Harley Silva
Estudante Doutorado, Economia - UFMG, Bolsista Capes (sanduíche)

Um comentário: