Downtown Gainesville

, , sem comentários
O centro de Gainesville é um local cheio de surpresas! Lá estão reunidos diversos tipo de bares e restaurantes, espalhados entre galerias de arte e praças. As diversas nacionalidades presentes em Gainesville estão aqui representadas, sendo possível desfrutar da culinária americana, chinesa, mexicana, cubana, japonesa, irlandesa e possivelmente algumas outras!

Muitos são os eventos que preenchem as ruas do centro, sempre voltados para toda a família. As “feiras de artes” (art fair) e os “dias de rua” (activity street) são relativamente frequentes e agregam diversas atividades interessantes como oficinas de yoga, dança, percussão, artesanato e apresentações musicais, envolvendo a comunidade num dia festivo de entretenimento, aprendizagem e inter-relações. Durante os eventos ainda é  possível descobrir centros relacionados a atividades de arte, cultura e esportes, envolvendo-se cada vez mais com a vida e o dia-a-dia da cidade! Grupos musicais locais se apresentam e sempre é interessante observar a expressão musical em Gainesville, pois com certeza, você terá boas surpresas!

Activity Street - 2015

Em determinadas datas festivas é possível acompanhar os famosos “desfiles” americanos, caracterizadas pela presença de carros alegóricos, bandas escolares, companhias de dança etc. Esse é um evento bem festivo, quando as ruas ficam tomadas por pessoas sorridentes, aguardando pelas surpresas preparadas pelas fraternidades e escolas, sempre gritando ‘go Gators!’ 

Homing Coming Parade - 2014

Na praça Bo Diddley Community Plaza acontecem diversas atividades, principalmente shows musicais. As quartas-feiras durante a tarde a praça abriga a Union Street Farmer's Market onde é possível comprar frutas e legumes dos pequenos produtores, favorecendo a economia local além de compor a mesa com alimentos mais saudáveis. Nesta mesma praça ocorrem as sextas-feiras um evento chamado Free Fridays, quando grupos musicais de diversas partes do pais se apresentam. Os shows começam as 8pm e terminam as 10pm e o público é sempre composto por toda a família: adultos, crianças e os pets!!! A partir de março de 2015 essa praça estará fechada para reformas, mas logo-logo voltará as atividades ainda mais bonita!

Bo Diddley Community Plaza

Um local muito importante do centro de Gainesville é o Hippodrome. Aqui mistura-se o teatro, a galeria de arte e o cinema. Apresenta-se majestoso com suas colunas frontais, tornando-se bonito cartão postal da cidade. O Hippodrome ainda oferece aulas de teatro para adolescentes, oficinas diversas para educadores, “inspirando criatividade, trabalho em grupo, expressão corporal e crescimento pessoal e acadêmico", como descrevem no website http://thehipp.org/.

As galerias de arte apresentam variedade de pinturas e esculturas dos artistas locais, capaz de despertar a criatividade nos visitantes. O centro ainda abriga duas lojas de vinil para colecionadores ou admiradores interessados! Você é um deles? Então busca no facebook: Hear Again Music and Movies e Arrow’s Aim Records!!!

O centro abriga charmosos cafés, excelentes para aproveitar o brunch ou simplesmente saborear deliciosas refeições e cafés variados. Um belo exemplo é o Maude's Classic Cafe - http://www.maudescafe.com/.

Sendo a opção beber e comer algo em lugar diferente e descolado o seu lugar é o The Top, restaurante com excelente bar que agrega a diversidade cultural de Gainesville. No The Top é possível ainda desfrutar da boa e velha cachacinha brasileira, bem difícil de encontrar por aqui! 

Outro lugar imperdível chama-se Leonardo´s 706! Excelente opção para jantares românticos ou encontro com amigos! Atenção as noites de segunda-feira, especiais pelas apresentações de jazz sempre sensacionais, porém é preciso reservar a mesa na sala do jazz, pois o lugar fica sempre lotado de boa música e boa companhia! Todas as informações podem ser conferidas no site, mas fica a dica da pizza de aspargos com alcachofra, do Shitake Mushrooms, da pasta Salmon e do brunch aos domingos, maravilhoso! http://leonardosgainesville.com/

Jazz no Leonardo´s 706


Para noites de jogo, luta e happy hour a dica quente é o Mother´s Pub (http://www.motherspub.com/) . Oferece diversas opções de cervejas e demais bebidas, assim como aperitivos e refeições, a preços bem acessíveis, em especial as quartas-feiras quando a cerveja da casa custa 2 dólares.

Se a escolha é aproveitar a noite para dançar e encontrar amigos, o centro de Gainesville proporcionará opções diversas! Mas atenção: em Gainesville a lei obriga os bares e nightclubs a encerrarem as atividades as 2 horas da matina, então lembre-se de chegar aos locais com tempo suficiente para aproveitar a festa! Outra informação importante: para entrar nos bares é preciso apresentar uma identidade válida! Geralmente eles exigem o passaporte para nós, estrangeiros. Mas não é muito legal ficar andando com o passaporte, então vale a pena fazer sua Florida ID ou, se você for dirigir, a carteira de habilitação do estado da Flórida. Alguns bares aceitam a habilitação brasileira ou carteira de identidade, porém já fui barrada em alguns lugares por estar sem o passaporte. Não vale a pena arriscar!!!

Então vamos lá: as noites de quinta-feira no The Midnight (http://www.midnightgainesville.com/) acontece o Language Exchange (https://www.facebook.com/gainesvilleexchange), excelente forma de começar a explorar o centro de Gainesville! A ideia desse encontro é a interação. Ao chegar, você recebe bandeirinhas adesivas representando as línguas que fala ou que deseja treinar, daí é só encontrar aqueles que também querem praticar e começar a conversar! Garantia de novas amizades e boas risadas!

Novos amigos no Language Exchange


Uma opção bem legal é High Dive (http://highdivegville.com/). O local tem uma varanda com bar bem charmosa e uma área interna, onde acontecem os shows. Sempre traz uma programação semanal interessante, incluindo artistas renomados! Esse ano eu pude assistir o show do The Wailers e do Dick Dale e foram noites bem animadas! O bar ainda abriga uma vez por mês o food truck, evento bem tradicional americano, onde diversos trailers culinários estacionam juntos e é possível experimentar diversos sabores. No site está toda a programação e link para comprar ingressos antecipadamente - fique atento pois os ingressos esgotam-se rapidamente a depender da atração!!!

O Tall Paul´s Brew House (http://www.visitgainesville.com/food-drinks/tall-pauls/). Sempre oferece uma apresentação ao vivo no sábado a noite, geralmente rock clássico e geralmente muito bom! O bar oferece alguns jogos como tiro ao alvo, futebol de mesa (totó ou pebolim) e outros os quais não sei o nome! Estão espalhados pelo bar e todos poderão jogar a vontade, ótima oportunidade para conhecer outras pessoas e se enturmar!

Outra opção interessante é o The Bull, bar pequeno, bem aconchegante com interessante carta de vinho. Lá sempre acontecem apresentações de jazz e blues, porém o bar abre espaço para artistas novos no pedaço, então sempre vale a pena conferir! E se você é um musico querendo vir a Gainesville, poderá ser um lugar acolhedor! http://thebulldowntown.com/

Aqui também é possível frequentar um autentico bar irlandês, com boa carta de cerveja e apresentações musicais típicas! O lugar chama-se Durty Nellys e a programação poderá ser conferida no site: http://www.durtynellys.us/.

Música country? Encontre no 08 Seconds Gainesville! Um bar totalmente voltado pra cultura country, que oferece música, animação e dança em quadrilha! A frente do bar tem pintura de vaca malhada e as informações que você precisa estão no site: http://www.08secondsgainesville.com/.

Alguns lugares apresentam programações variadas, então prepare-se para sempre dar uma visitada nos websites e conferir qual será a atração da sua noite!

Dicas boas para aproveitar as noites de quinta, sexta e sábado: o bar The Atlantic (http://www.atlanticnightspot.com/) geralmente oferece festa dançante as quintas e rock as sextas; o Backyard (http://www.bocafiesta.com/) que faz parte do complexo ‘Palomino’s + Boca Fiesta + Backyard, sempre tem uma programação interessante acompanhada de boa comida e mesas de sinuca - atenção as noites de quarta-feira, quando acontece duelo de vinil!

No Loosey’s (http://www.looseys.com/) promove karaokê aos sábados e apresentações musicais. Servem bons hambúrgueres!   Ao lado do Loosey's está o Market Street Pub  & Cabaré, um bar muito legal com apresentações diversas inclusive show Bourlesque e stand up comedy (http://www.marketstreetgainesville.com/). 

O Piano’s Bar (http://www.rockeysduelingpianos.com/) possui 2 pianos onde acontecem duelos e apresentações variadas, sendo uma das noites mais animadas as de quinta-feira, chamadas de “college night” - peça sua música por 1 dólar!!!

O The Jam (http://www.thejamgainesville.com/)  e o Bistrô 1982 (http://www.1982bar.com/index.php) são lugares onde sempre acontecem apresentações de musicais interessantes! O The Jam traz artistas de certa notoriedade para a cena de Gainesville e se você curte metal, sempre vale a pena conferir a programação do Bistrô 1982. No Motor Room (https://www.facebook.com/spannkbar) é possível aproveitar musica eletrônica, assim como em certas noites no The Jam. Mas se você gosta de nightclub poderá conferir os eventos do Class Lounge (https://www.facebook.com/classgainesville), do Rain Nightclub (https://www.facebook.com/RAINNIGHTCLUBGAINESVILLE) e do Simons Nightclub (https://www.facebook.com/SimonsNightClub), além do University Club (http://ucnightclub.com/) com animado shows de transformistas!!!

O preço médio de uma boa cerveja no centro de Gainesville é 6 dólares. Shots variam entre 4 e 9 dólares, a depender da bebida. Alguns bares apresentam muitas opções de drinks alcóolicos ou não, então fique atento! Aqui geralmente as cervejas são servidas em copos (drafts) ou estilo long neck. Alguns lugares oferecem a jarra de cerveja, opção mais barata quando está entre amigos. Caso queira economizar, pergunte pela draft mais barata e poderá se surpreender com cervejinhas boas (ou não!) por 2 dólares. Se gosta de destilados, uma sugestão é o drink Long Island Iced Tea!!!

Outros muitos lugares ótimos são encontrados no centro de Gainesville e não foram citados para que você tenha o gostinho de descobrir sozinho/a as delicias do centro dessa cidade! Além disso, o texto já está muito grande, né?

Além do centro de Gainesville, muitas outras opções maravilhosas de restaurantes, boliche e lugares para visitar estão espalhados pela cidade! Então não perca tempo e procure saber sobre os museus, teatros e parques!!! Uma outra área popular é o Midtown, local mais próximo a universidade, onde existem outras várias opções de bares e nightclubs, porém isso é papo pra outro post!

Espero que aproveite a cidade e divirta-se com as oportunidades de arte, cultura e entretenimento disponíveis por aqui! Go Gators!
Por Flora Bittencourt

0 comentários:

Postar um comentário