Morar em Gainesville

, , 2 comentários
Como a vida em Gainesville (http://www.visitgainesville.com) gira em torno da University of Florida, encontrar um lugar para morar na cidade é fácil. Algo a considerar é a questão do transporte: você vai comprar um carro? Vai usar ônibus? Ou vai transitar de bike? A cidade é bastante espalhada. 
[Antes de prosseguir... Gainesville, assim como muitas cidades americanas tem um sistema de orientação geográfico não muito comum no Brasil. As ruas formam um plano cartesiano, com ponto de origem no cruzamento das duas vias urbanas principais: a University Avenue e a Main Street. Desse modo, as “streets” são [quase] sempre perpendiculares às “avenues”, algo distinto da noção brasileira de “ruas” e “avenidas”. A partir desse cruzamento principal, que assinala o Downtown, o que chamaríamos de “centro da cidade”, as Streets e Avenues são numeradas de modo crescente. Logo, quanto mais elevado o número, mais distante do Downtown. As Streets se tem número crescente para o leste (E) e para o oeste (W); de modo similar, as Avenues tem número crescente para sul (S) e para (N). 
Com essa informação fica mais fácil entender a construção de um endereço em GNV. Todos os endereços começam com o número, e em seguida há a referencia cardinal, isso é, o quadrante do plano cartesiano no qual o local está. Se voce for, por exemplo ao Rosa Park Station, espécie de rodoviária local, o endereço aparecerá assim: 700 SE 3rd St, Gainesville. O “SE” indica o “quadrante” no qual o Rosa Park está, no caso, o Sudeste, a sul da University Av. e a leste da Main Street. ]

Se você for viver, como a maioria dos estudantes, entre o ônibus e a bicicleta, existem alguns lugares e opções que eu recomendaria.  A SW 34 Street, entre SW 2nd Avenue e a SW Archer Avenue, ou seja na lateral noroeste do Campus dispõe de uma serie de condomínios: o Camelot (http://www.camelotuf.com), o Hawaiian Village (https://www.gainesville-rent.com/Hawaiian-Village-Apartments), o Cazabela (http://cazabellaapartments.com/root/), o Spanish Trace (https://spanishtrace.org). Depois de cruzar a SW Archer, no sentido sul, você tem o Stoneridge (http://www.stoneridgegainesville.com), e Campus Club Apart (https://campusclubgainesville.com), etc. Essa região é interessante por que você estará perto do Butler Plaza (http://www.butlerplaza.com), um centro comercial que tem tudo que você precisa para gastar a sua bolsa. Na esquina da SW 34 com a SW 2nd Avenue tem outro centro comercial, The UPS Store. A localização é boa. E bem servida de ônibus (As linhas 34 e 5 passam pela SW 2nd e SW 34/ as linhas 01 e 12 fazem UF Butler Plaza) e da para ir de bike para a UF e Downtown. 



Mas ainda e possível pensar no outro lado do Campus, na região de Downtown. Nele se localizam o Continuum (http://www.thecontinuumforufgrads.com) e o Sun Bay (http://www.sunbayuf.com). Essa é a região dos bares e restaurantes, lugar das baladas e festas. Mas isso não quer dizer que elas vão te incomodar, os bares fecham as 2 pm. Ou seja, é uma região vibrante e fica pertinho da UF. Dá pra morar lá e ser feliz. 



Ainda existem as diversas Villages da UF (http://www.housing.ufl.edu/gfh/choices/) que são para estudantes de graduação ou pós que farão  os cursos completos na universidade, quem vem fazer pós-doc e sanduíche tem status especifico, como staff, e pode ter o acesso a algumas delas limitado. Dependendo do seu perfil, procure informações no site acima.

Além dessas opções, muita gente aluga casa e subloca os quartos. Se vier por breves temporadas, uma boa opção é sublocar um quarto. Nos sites http://www.vrbo.com/ e http://gainesville.craigslist.org (no link  Housing) você encontrará ofertas. Alguns condomínios como o Hawaiian Village e o Campus Club Apart alugam quartos ou aptos por pequenas temporadas. Não se esqueça de pechinchar: isso ocorre por aqui e é muito importante!!!

Você está pensando em alugar o apto mobiliado? Pode não ser uma boa ideia. Com a diferença que você pagará no aluguel é possível mobiliar a casa inteira, com moveis usados. (Ver: http://gnvbrasil.blogspot.com o post sobre mercado de usados). Em geral, todos os apartamentos estão com a cozinha equipada, alguns com lavanderia e sala de atividades físicas - isso influencia no preço. Ou seja, voce terá que comprar uma cama, os quartos tem guarda-roupa embutidos e armários nas salas - “portatrecos" -, uma mesa para jantar e sofa, TV e mesa de estudo. Isso tudo vai ficar uns 400 dólares, com sorte,  no mercado de usados. 

O melhor é não fechar negócios pela internet - as opções são tantas que ficar na rua é quase impossível. Faça uma reserva em hotel como o Days Inn University (+ - 50 $), que fica na 1901 SW 13th Street perto da UF, ou no Holiday Inn (+ - 150 $), que fica 1250 W University Ave e visite os condomínios antes de escolher.

Depois de escolher em qual condomínio morar, os trâmites são simples. Muitos condomínios cobram uma espécie de fiança, eu paguei 200 dólares (que devolvem depois), e uma taxa de manutenção, eu paguei mais 200 dólares. Alguns deles, oferecem máquinas de lavar e secar dentro do apto (o que é legal, eu gasto 7 dólares por semana para lavar e secar a roupa), academia (isso é importante porque os preços aqui são altos). Em geral a água está incluída no aluguel - alguns condomínios oferecem além de água, internet e TV a cabo (Internet 5 MG + TV a cabo por mês: + -85 dólares). Mas a energia é à parte. Você precisará ir na GRU (https://www.gru.com), a companhia municipal de energia, e fazer um cadastro, pagar uma fiança de 150 dólares, e solicitar a ligação, que eles fazem de um dia para o outro. Eles cobram 50 dólares para fazer o serviço de emergência, ligar no mesmo dia. (Finais de semana eles não trabalham, portanto, pense nisso). 



By Dernival Venâncio Ramos & Harley Silva.



2 comentários:

  1. Valeu pelo blog, pessoal !! Parabéns pela iniciativa... Chego aí em Julho desse ano e as dicas que vocês deram vão ajudar bastante. Grande abraço.

    ResponderExcluir