Como tirar o documento de identidade ou a carteira de motorista da Flórida

, , 1 comentário

Você é estudante intercambista de graduação, mestrado, doutorado (pleno ou sanduíche), ou mesmo pós doc, está temporariamente em Gainesville e quer tirar seus documentos de identificação? Ok... done. Este post é pra você. Tenha certeza de que optar por deixar o passaporte lindo (e loiro) em casa, a salvo de qualquer perigo, é uma decisão sábia.

Posto isso, vamos ao que interessa...

Primeiro vamos as perguntas: O que é o ID Flórida ou a Drive License (DL) e qual a importância deles? Que tipo de direitos eles nos dão? Quais são os requisitos exigidos e o tempo de que se necessita para a retirada dos mesmos? Onde posso consegui-los? Tudo isso você encontra aqui.

Abaixo, as respostas.

ID Flórida

O ID da Flórida é um documento de identificação semelhante a nossa carteira de identidade Brasileira: o famoso RG ou Registro Geral. Como pode ser observado na figura abaixo, no ID constam a foto da pessoa (essa é uma brincadeira, claro), o número de identificação, seu nome e endereço, sua data de nascimento, a data de emissão e expiração do ID e sua rubrica. No meu caso (e no seu), no ID dos residentes temporários vem também escrito no canto direito inferior TEMPORARY.

  

Com esse documento em mãos você pode deixar o passaporte em casa e viajar tranquilamente pelos Estados Unidos seja de avião, ônibus ou trem. De carro, só se for como passageiro ou de posse da carteira de motorista do Brasil, para os que estão a menos de seis meses por aqui.

Com o ID você pode também conseguir descontos em hotéis e parques de diversão em Orlando, entrar em shows, bares fechados e boates (ver dicas em http://gnvbrasil.blogspot.com/2015/04/downtown-gainesville.html ), além de poder comprar bebidas alcóolicas. Sim, isso mesmo. Por aqui você precisa mostrar um documento de identificação comprovando sua maioridade na hora de comprar e consumir bebida alcoólica. Até no supermercado! Então, para os que gostam de uma cervejinha, procurem se informar antes de abrir uma latinha e sair caminhando pelas ruas... hehehe. Multa na certa. Aqui não se pode beber pelas ruas ou parques. Imagine dirigir bêbado! Mas isso é assunto para outro post. Minha recomendação é que fique sempre atento e obedeça as regras. Espertinhos por aqui se dão mal.

Bom, voltando ao que nos interessa aqui...

Driver License (DL)

Caso você vá ficar na Flórida por mais de 6 meses e pretenda alugar ou comprar um carro para andar pela cidade ou mesmo para fazer viagens por aqui e por ali, meu conselho é que pule a etapa do ID e vá direto para a Driver license. Morando por mais de seis meses consecutivos na Flórida você passa a ser considerado residente, por isso precisará retirar a carteira de motorista daqui (confira na pg 14 do handbook em “who needs a Florida license”) http://driving-tests.org/florida/florida-drivers-handbook-online/

Como você pode ver na figura abaixo, a DL é bem semelhante ao ID e assim como no Brasil, você pode usá-la como documento de identificação. Ou seja, além dos mesmos benefícios do ID você ainda tem a permissão para dirigir dentro dos Estados Unidos. E acredite, você vai querer fazer isso. As rodovias são óoootimas e tem vários lugares interessantes para conhecer (praias, springs, cidades históricas, etc). Nada de buraqueira no asfalto. Ah, e o combustível é bem barato. E o clima é quente. Pelo menos no verão. Aliás... muito quente. Tem horas que penso que estou no meu amado Tocantins... hehehe. Só que não.


 


Detalhes práticos: onde, como, quando, e por quanto?

Como os dois documentos tem regras semelhantes e exigem basicamente os mesmos documentos como pré-requisito - apenas com a diferença de que o DL requer um teste prático - colocarei as informações reunidas aqui, com as diferenças destacadas.

Inicialmente sugiro que você entre no endereço http://www.hsmv.state.fl.us/html/dlnew.html para encontrar as mais diversas informações sobre leis de trânsito na Flórida e sobre como tirar ID e DL. Incluindo o Handbook. Não deixe de ler! Clique também em Documents You Need To Bring ou http://www.gathergoget.com
para ver os documentos necessários para a retirada dos documentos.




Para tal, insira suas informações nos campos disponíveis. No Citizenship eu coloquei non-immigrant. Preencha as outras informações normalmente. Ao inserir o seu zip ou cep, eles te mostram no canto inferior esquerdo, os escritórios próximos a você para a retirada dos documentos. No meu caso, os mais próximos foram:

Office Locations Near You

1) Alachua County Tax Collector
Gainesville Office
12 S.E. 1st Street
Gainesville
FL 32601-5383
8:30am - 5:00pm M-F
Phone: (352) 374-5236
Services: License Issuance

2) Alachua County Tax Collector
Gainesville Office
5801 NW 34th Blvd
Gainesville
FL 32653-1756
8:30am - 5:00pm M-F
Phone: (352) 374-5236
Services: License Issuance, Driving Test, CDL Hazmat

E os documentos pedidos foram:
-       Dois comprovantes de endereço*
-       Comprovantes do seu vínculo como estudante estrangeiro (DS 2019 e I 94)
-       Passaporte
-       Estimativa de taxa: $ 31,25 para ID e de $54,25 para DL (ver em http://www.alachuacollector.com/driver-license/#estimated_fees )

Como comprovante de endereço você pode levar correspondência de qualquer conta (banco, telefone, etc) com seu nome e endereço e contrato de aluguel ou subleasing. Caso não tenha as duas, não se preocupe, no próprio Tax collector eles tem um documento que você preenche atestando que você mora por aqui.

No meu caso, fui logo pela manhã e em cerca de 30 minutos já estava saindo com meu ID na mão. Sugiro que escolham o início do dia, no início de semana para evitar grandes filas.

Nos links indicados você encontra todas as informações sobre o teste. Não posso falar muito porque não fiz. Mas se quiser comentar sua experiência por aqui ou dar dicas, fique a vontade!

Outra questão importante, para tirar o ID e a DL precisa ter mais de 60 dias de permanência na Flórida no seu DS2019. Então, não deixe pra depois!

É isso! Pegue seu ID ou DL e boa estada na Flórida!

Links que podem ser úteis:

http://www.gathergoget.com


Por Ellen Amaral

Um comentário:

  1. O id da Flórida só pode se for estudante? Ou no meu caso como turista, é possível?
    Grato.

    ResponderExcluir